quarta-feira, 12 de setembro de 2012


É estranho não é!! Um cachorro pintinho..
 Mas é o que vamos aprender hoje!! Te convido a conhecer e se apaixonar por genética.Estou falando de Animais Trangênicos!!
Animais trangênicos são aqueles que tiveram seu patrimônio genético alterado com a introdução de genes de outras espécies que não a sua.Isso ocorre através da introdução de um gene de interesse no núcleo de um óvulo já fecundado. O objetivo é fazer com que o gene exógeno se expresse neste animal "hospedeiro".
O primeiro experimento realizado com sucesso foi feito em 1982,quando um DNA de rato foi introduzido em um camudongo.O resultado positivo foi verificado através do aumento do tamanho corporal verificado no camudongo.
Em janeiro de 2001 foi divulgado o nascimento do primeiro primata trangênico. Um macaco Rhesus,denominado ANDi, teve incluído em seu patrimônio genético um gene de medusa. O grande impacto gerado por este novo experimento foi o de demonstrar que é possível realizar estes procedimentos em animais próximos à espécie humana.
Já existem linhagens de animais trangênicos produzidas para serem utilizados em pesquisas laboratoriais.Estes animais desenvolvem doenças humanas,tais como: diferentes formas de tumores,diabetes,obesidade,distúrbios neurológicos,entre outros.
Os animais trangênicos também podem ser utilizados para a produção de proteínas e outras substâncias,tais como hormônios.Dados recentes,publicados na imprensa leiga,sobre a ovelha Polly,demostram que existe uma relação direta entre as pesquisas com animais trangênicos e de clonagem.
A ovelha Polly teve introduzido um gene para produzir uma proteína visando o tratamento da fibrose cística,doença também conhecida como mucoviscidose.Esta doença ocorre pela falta de uma enzima produzida pelo pâncreas.
Muitos benefícios poderão surgir com a associação de ambas técnicas,sendo um dos principais a possibilidade de redução de tempo e custo na produção em série de produtos biológicos.Porém,várias questões éticas podem ser levantadas sobre o impacto da introduçãode variantes genéticas artificialmente produzidas.

Você acha que é adequado utilizar animais em experimentos deste tipo?
Quais serão as consequências evolutivas e ambientais deste tipo de manipulação genética?

Qual o direito de realizar experimentos nestas áreas,alterando definitivamente materiais genéticos,com objetivos claramente comerciais?

Como fica o o Príncipio da Justiça,com relação aos aspectos de acesso a este tipo de produtos,tendo emvista que o patrimônio genético é considerado como um bem comum à toda humanidade?

Como os profissionais da saúde poderão lidar com a ansiedade dos pacientes e seus familiares na busca de utilizar este recurso terapêutico ainda não disponível?

Estas questões merecem ser amplamente discutidas por toda a comunidade leiga e científica.
Gostou do assunto??????
Você também assistir a este vídeo para estar mais interado no mundo da Biologia!!!!