O Biólogo a cada dia que passa vem se destacando mais e em grandes proporções em todas as áreas que se diz respeito à meio ambiente, preservação e saúde. Hoje destaco aqui a atuação do biólogo na preservação de tartarugas!!!
Existem vários exemplos de trabalhos de biólogos que se dedicam á preservação e proteção das tartarugas. São animais docéis e belos representantes da nossa fauna e de extrema importância para o meio ambiente, embora estejam correndo riscos de extinção,ameaçadas também pelo crescimento das aglomerações humanas.
A principal ameaça às tartarugas é seu uso como alimento ou fonte de ingredientes para medicina tradicional no extremo oriente.
Alguns biólogos desempenham um papel muito importante com tartarugas,quando as mesmas iniciam seu período de desova.
O trabalho para preservar esses animais é cuidadoso e envolve toda a comunidade, que também pode ajudar. A jornada de trabalho começa a noite, momento em que as tartarugas sobem a praia para botar os ovos. Após esse momento os biólogos seguem os rastros dos animais. As fêmeas encontradas são examinadas e marcadas.
O trabalho de monitoramento identifica a espécie e revela quantas vezes o animal voltou para desovar na praia. Os dados são armazenados em um banco de dados do Projeto Tamar, por exemplo, que faz um trabalho de preservação das tartarugas marinhas.
As desovas que ficam longe da praia ou correm risco de predação por animais são levadas para o lugar que os biólogos chamam de cercado de incubação. A estratégia tem garantido a sobrevivência de milhares de tartarugas marinhas.
Quando amanhece, o trabalho é marcar centenas de ninhos ao longo da praia. Cada ninho tem uma média de 120 ovos. Há registros no Projeto Tamar, de sete mil desovas encontradas em uma praia e cerca de 280 mil filhotes nasceram neste lugar.
O meio ambiente já sofre muito devido à agreções que nos humanos causamos ao mesmo, e está na hora de mudarmos essa face. E essa mudança já começou! Sendo você biólogo ou não, nos ajude e junte-se a nós!!! Ajude a salvar estes animais!!!
![]() |


Nenhum comentário:
Postar um comentário